Ironman Brasil 2011

Ironman Brasil 2011

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sofrimento



O sofrimento é condição inerente à existência humana. Não se passa por este plano terreno sem que se experimente o sofrimento. Inclusive, o ato de nascer já é mediante sofrimento.

E, ao que me parece, o sofrimento tem relação direta com o conhecimento. Quanto maior for o sofrimento experimentado nesta vida, tanto maior será o conhecimento adquirido. Ou seja, nada vem fácil. Tudo tem seu preço. E isto é aplicável em qualquer seara da vida, seja no amor, na profissão, nos estudos, no esporte, etc. Parece ser uma máxima que rege o universo.

Quanto mais acomodado você for, menos experiências terá; consequentemente, menos conhecimento adquirido.

Ai eu pergunto: tem mesmo que ser assim?

Meu pai, homem sempre repleto de frases com ensinamentos interessantíssimos, andou, de uns anos para cá, aproximando-se do espiritismo. E lembro bem dele falando:

- Filho, estamos num mundo de provas e expiações!

Quando diz isto, refere-se a uma teoria espírita, a qual afirma que a Terra é um local onde estaríamos para sermos provados ou para repararmos faltas à Lei Divina, ou, na maioria dos casos, para ambas as coisas.

Assim, podemos nos comparar a um cachorrinho sendo adestrado. Fez besteira, é repreendido. Sofreu e fez o certo, ganha um biscoitinho para que, daquele momento em diante, repita aquela ação por saber que sempre terá uma bonificação, ou pelo menos não será castigado. É um espécie de "faça o bem, e serás recompensado".

O nosso biscoitinho é o conhecimento!

Portanto, a busca ao conhecimento é infindável, pois ela implica em diminuição do sofrimento.

Diante destes pensamentos, concluo que aquelas pessoas que tem boa resistência ao sofrimento acabam por ser as pessoas que melhor se dão nesta vida. Não têm medo de sofrer, e assim aprendem mais, lucram mais, agregam mais.

Destarte, meu conselho é: SOFRA! E saiba que, depois da tempestade, vem a bonança.

Elano Ribeiro
(elucubrando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário