Ironman Brasil 2011

Ironman Brasil 2011

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Treino Ciclismo - Ciclovia e Capotagem


Não é a nossa ciclovia, mas, quanto aos obstáculos,
é bem parecida!

A coisa não anda mesmo boa para o ciclista aqui em terras cearenses. Como sabido por todos, e já anunciado aqui neste blog, os inúmeros incidentes ocorridos nos últimos meses na CE-040 acarretaram em mobilização organizada pelos ciclistas, triatletas e amantes dos esportes em geral. A mobilização recebeu o nome de EU PEDALO DA CE, e acontecerá no próximo domingo, dia 12 de fevereiro de 2012. O intuito é alertar aos motoristas, pedestres, autoridades, etc., da importância da cultura do respeito no trânsito.



O ciclista não é um cara atrapalhando o tráfego. O ciclista é um esportista praticando seu hobby ou sua profissão; é um trabalhador rumando para sua labuta; é alguém apenas procurando um momento de descontração; etc. Quando estivérmos ao volante de um carro, temos que lembrar disso!

E os perigos não vem somente dos carros. Para quem pedala na CE-040, a volta, após o treino, é um momento realmente estressante. A CE-040 transforma-se na Av. Washington Soares, a qual recebe milhares de carros, sempre ficando engarrafada pelas manhãs. Neste momento, o treino já está finalizado, e estamos tão-somente retornando para casa com a atenção redobrada, em meio a tantos carros. E o que é de pasmar: dentro dos carros, gente nervosa já às 7h da manhã.

Entretanto, recentemente, a ciclovia que ocupa o canteiro central da mencionada avenida foi asfaltada. O piso anterior era de concreto, cheio de emendas, impossibilitando biciletas speed e contra-relógio de trafegar por lá. Diante da iniciativa da administração pública, os ciclistas logo imaginaram que estaria resolvido aquele momento cruel de retorno pós-treino em meio aos carros. Ledo engano!

Na verdade, trocou-se um estresse por outro. A ciclovia é recheada de obstáculos. São gelos baianos bem ao meio, tampas de galerias de escoamento de água, grades, postes aos montes, etc. E estes postes não são os de energia. São postes de metal que nem mesmo foram fincados ao canto da ciclovia. Impressionante!

E para não parecer que esta postagem é apenas um exercício da mania que todo cidadão tem de reclamar do Poder Público, conto-lhes o que ocorreu no treino de hoje, 07.02.2012.

Treino finalizado, pegamos a ciclovia. Ao passarmos o Shopping Via Sul, quase em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, havia um pedestre praticando sua caminhada no mesmo sentido em que íamos. Ao chegarmos no pedestre, não conseguimos ultrapassá-lo em função de diversos gelos baianos existentes no centro da ciclovia. O ciclista da dianteira foi, portanto, obrigado a frear. E assim os demais também foram fazendo e amontoando-se, em virtude da impossibilidade de ir para os lados. Foi quando uma das bicilestas não conseguiu parar e jogou o ciclista para a frente, capotando. Eu estava logo atrás e vi tudo. Já tranquilizo os leitores dizendo que não houve nada de grave com o ciclista que foi ao chão, mas a capotagem foi cinematográfica. Detalhe: não íamos rápido! A geometria da contra-relógia favorece que o peso vá para frente. E, levantar do selim ao frear é pedir para ser catapultado.

Resultado: joelho ralado e ombro doído. Dos males, o menor!

Mas nada teria acontecido se o tal gelo baiano não estivesse lá, onde antigamente existia um retorno para carros na avenida. A Administração Pública faz suas reformas, na tentativa de melhorar, mas o faz pela metade. Já que fechou o retorno, porque então não retirou os gelos baianos? Já que asfaltou a ciclovia, recentemente, porque não aproveitou e retirou os obstáculos? Não consigo encontrar respostas plausíveis para estas questões!!

TEMOS MESMO QUE NOS MOBILIZAR! SÓ ASSIM AS AUTORIDADES IRÃO NOS ENXERGAR!

Um comentário:

  1. Nova que sou neste mundo, conheci a ciclovia no último sábado, já que o treino da Zonaalvo foi lá.

    Minha primeira corrida com obstáculos! É um desvia pra lá, pula pra cá... E o medo de torcer o pé em uma tampa de bueiro?!

    Difícil mesmo!!!

    Mobilizar é preciso!! Por uma ciclovia de vergonha e,principalmente, por uma fiscalização ampla e dura na CE-040.

    ResponderExcluir