![]() |
Eu (direita) e meu amigo Alberto Capitão na saída da natação. |
Como exaustivamente anunciado neste blog, neste último sábado aconteceu a I Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Sprint. A prova, realizada no Marina Park Hotel, contou com mais de 300 participantes. Foi uma festa!!
A Prova
O mar não estava nada amigável. Estamos em fevereiro e a ressaca do mar foi muito forte neste ano. A maior maré do ano aconteceu poucos dias antes da data da prova. A largada atrasou um pouco, o que só piorou a condição do mar, pois, como a maré estava secando, as ondas estavam "crescendo" muito. E o pior: a arrebentação estava tão próxima à praia que as ondas quebravam na areia. Assim, a grande dificuldade da natação estaria na entrada e saída do mar. Não havia corrente significativa, e muitas nuvens anunciavam que o sol daria uma pequena trégua para os atletas.
A largada se daria em "ondas", ou seja, de acordo com a faixa etária. Com algum atraso, largou o pessoal de 50 a 64 anos. Após eles, todas as mulheres largaram. Em seguida, as categorias compreendidas entre 35 a 49 anos de idade. E aí eu larguei.
Não foi, nem de longe, uma boa natação. Mas também não foi ruim, tendo em vista que estou treinando natação há apenas duas semanas. Foram mais de seis meses afastado das piscinas e do mar. O fato é que, até a primeira boia, o sofrimento para encaixar a respiração foi enorme.
Natação terminada, ânimo renovado para o ciclismo. Fiz uma boa transição, e tratei de por força no pedal. Afinal, durante o segundo semestre do ano passado, a única das modalidades que treinei 100% foi o ciclismo. Entrei na Av. Leste Oeste sem ver nenhum pelotão para ajudar no pedal. Mas fui em frente. Já na metade da etapa do ciclismo, um pelotão com alguns integrantes da Zonaalvo alcançou-me. Eram, salvo engano, Eugênio, Marcelo Freire, Pedro Guimarães, e alguns garotos do Núcleo. Foi quando consegui ir mais rápido em função da ajuda do pelote. O revezamento foi essencial.
Ciclismo concluído, hora da corrida. Esta, que outrora fora "a minha praia", seria uma incógnita. Tratava-se de um sprint triathlon, e, definitivamente, não sou um atleta de explosão. Dou-me muito melhor no endurance. Só encaixo um bom ritmo com algum tempo. Assim, a primeira das duas voltas foi um suplício. Praticamente arrastando-me nas subidas da Av. Leste Oeste. Entretanto, ao abrir a segunda volta, novo ânimo nas pernas e o ritmo subiu bastante. Senti mais confiança e fui. Não sei o pace que corria, pois meu garmin deixou-me na mão há alguns dias, quebrando de vez.
O fato é que concluí a I Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon feliz da vida. Foi o melhor que eu podia fazer para aquele dia, face as condições de treino em que me encontrava.
O melhor de tudo
Estava eu numa prova de triathlon após longos 8 meses e alguns dias. Desde o Ironman Brasil 2011 que não participava de uma prova de triathlon. Foi uma bênção. Obrigado, Meu Deus!!!!
Coisas que eu vi
Resolvi mencionar aqui algumas cenas que presenciei, ainda que à distância, na prova de sábado passado. São fatos que merecem destaque. Vamos pela ordem em que aconteceram:
1) O número de participantes e o clima de festa;
2) Na largada das mulheres, Rafael Leitão, responsável pela Zonaalvo, ajudando sua aluna Flávia Parente, ainda uma neófita no triathlon, a entrar naquele revolto mar, furando a arrebentação e encorajando sua aluna;
3)Após a largada das categorias de 50 a 64 anos, e das mulheres, a saída de Sammia da água foi emocionante. Ela largou após as categorias de 50 a 64 anos e ainda ultrapassou a todos, saindo do mar com uma distância impressionante para os demais. A praia, ainda lotada com o pessoal das outras categorias, foi tomada por frenética ovação. Nada forçado! A espontaneidade das palmas era notória, principalmente por serem muito merecidas. Foi de arrepiar! E ela saiu com postura/classe de campeã, como de fato o foi;
4) Thiago Mohana, um dos responsáveis pela Triativo Assessoria, com uma boia salva-vidas amarrada à cintura, pronto para entrar no mar e acompanhar os estreantes de sua equipe;
5) No ciclismo, ao ser alcançado pelo pelote que mencionei acima, ser incentivado e ajudado por Pedro Guimarães, a quem ora agradeço;
6) A impressionante imagem de Daniel Parente (Zonaalvo) sentado à beira da calçada, com inúmeros arranhões, desolado, após queda no ciclismo. Ao seu lado, um garoto do Núcleo, também vítima do mesmo acidente, aos prantos;
7) O gigante Ricardo Veras dando mais um show em impressionante performance, principalmente na corrida, onde parecia sequer tocar o chão;
8) Delano Belchior demonstrando evolução significativa;
9) Bruno Bazzan correndo com postura firme, rápido, demonstrando muita segurança nas passadas;
10) E, por fim, André Veras ultrapassar-me faltando menos de 10 metros para a chegada. AAAhhhhh covarde! kkkkkk....
Considerações finais
Soube, hoje, dois dias após a prova, que Daniel Parente não sofreu nada muito grave, não necessitando de intervenção cirúrgica em sua clavícula. Menos mal!!! Que sua recuperação seja rápida.
Obviamente, outros destaques ocorreram naquele dia. Entretanto, estes foram os que eu vi. E prefiro ficar somente nos positivos (apesar de ter mencionado o acidente no ciclismo). É... isto mesmo! Também houveram destaques negativos. Falta de esportividade, de companheirismo. Mas tais fatos lamentáveis não merecem ser replicados ou divulgados. Que se percam no esquecimento! Torço, ainda, para que estas atitudes também sejam abandonadas pelos seus praticantes, para que o sentimento que as provocam não continue corroendo as pobres almas sofredoras.
Que venha o Brasileiro de Longa Distância!!! Enquanto isso, vamos aos treinos.
Resultado do Sprint Triathlon disponível no site da FETRIECE: clique aqui!
Meu treino de sábado passava por ali e o clima era contagiante. Arrepiei imaginando vcs tendo q entrar naquele mar...
ResponderExcluirÓtimo relato! Parabéns pela prova! =D
Valeu Elano!!! Muito obrigado pela atenção e fiquei feliz com a sua volta as competições de triathlon. Parabéns pela sua prova. Grande abraço.
ResponderExcluirPelo visto foi uma baita prova...
ResponderExcluirParabéns!!!
Fábio
www.42afrente@blogspot.com
Foi sim! Obrigado pela visita ao blog. Tenho acompanhado o seu blog também. Parabéns e bons treinos.
Excluir