No último fim de semana, iniciaram-se os Jogos Panamericanos, os quais estão sendo realizados no México. Não obstante a grandiosidade e importância do evento para as Américas, mormente por servir de preparação para os Jogos Olímpicos, pouco ouvi falar do Pan. Tomei, inclusive, um grande susto ao saber que ele havia iniciado.
O susto serviu-me para reparar que somos, aqui no Brasil, de certa forma, reféns da gigante TV Globo. Como a transmissão do Pan, no Brasil, é exclusividade da Record, a Globo simplesmente silencia a respeito do mesmo, limitando-se a mencionar os resultados em seu portal na internet. Isto, na minha humilde opinião, é um acinte ao direito de informação do cidadão.
Quem perde com isso? Imediatamente, nós, telespectadores! Mediatamente, a democracia. O que acontece ora com a transmissão do Pan, é exemplo inconteste do perigo do poderio acumulado pela Rede Globo. Comandar a massa, principalmente quando a esta falta uma cultura crítica, é extremamente danoso à democracia, fragilizando a pluralidade.
Rezemos para que o Estado Brasileiro ainda esteja isento da influência Global! Ou será que este blogueiro está tapando o sol com peneira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário