Ironman Brasil 2011

Ironman Brasil 2011

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Chuva x Treinos para o Ironman



Sei que muitos triatletas cearenses farão seu primeiro Ironman em maio vindouro. E, como sabido, os treinos para o Ironman Brasil dão-se entre janeiro e maio de cada ano. Assim, invariavelmente, pegamos o período chuvoso aqui do Ceará.

Assim, impossível não ter aquela constante preocupação com os treinos de ciclismo. Dará ou não para treinar? Conseguirei treinar a contento mesmo com essas chuvas assolando nosso estado? Terei que comprar um rolo? Faço spinning? Estas são perguntas comuns entre os que estão se preparando, aqui no Ceará, para o Ironman Brasil.

Diante de tais dúvidas, venho contar minha experiência. Vale mencionar que tenho como parâmetro apenas o ano de 2011, tendo em vista ter feito apenas o Ironman Brasil daquele ano. Porém, foi um ano bem chuvoso, e, acho eu, servirá de comparação.

Pois bem! Eu não comprei rolo. Aliás, não tenho até hoje. E não fiz uma aula sequer de spinning. Não sei se contei tanto assim com a sorte, mas o fato é que consegui fazer os treinos de ciclismo para o Ironman sem maiores problemas. Se peguei chuva durante os treinos? Claro que sim! Mas nunca saí de casa para treinar com a chuva já caindo. Se perdi algum treino por ter amanhecido chovendo? Claro que sim! Mas foram, NO MÁXIMO, três ocasiões.

Não me preocupei com isso, e busquei somente fazer o que dava para fazer. Mas o fiz bem feito, com comprometimento. Obviamente os treinos de maior volumes tem de ser respeitados. Lembro-me bem de ter perdido um treino de 160km, e isto deixou-me um tanto estressado. Mas logo vi que outros viriam, e a coisa fluiria normalmente. E assim aconteceu!!

Portanto, não deixem a ansiedade lhes trazer problemas. Estes, já bastam o normais do dia-a-dia. O triathlon é nosso hobby, e não deve nos consumir a este ponto. Assim, apenas planejem bem, mas não sofram se algo sair do script. Um desvio ou outro no caminho não significa que você não chegará ao ponto final.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eu treinei com Reinaldo Colucci



Eu e Reinaldo Colucci


É! É isto mesmo! Mal o carnaval acabou, e já na quinta-feira, Reinaldo Colucci estava desembarcando em terras alencarinas para ministrar uma Clínica sobre o triathlon. O evento consistia em algumas palestras (teoria) e alguns treinos (prática).

Foi show!

Na quinta-feira, 23.02.2012, tivemos apenas um evento promocional na Farmácia Pague Menos, onde foram apresentados produtos de suplementação alimentar da Midway, onde o Colucci também compareceu e concedeu autógrafos para quem se fez presente. Eu, como se vê na foto abaixo, garanti o meu.



Meu autógrafo! Pode valer ouro num futuro próximo!


Na sexta-feira, pela manhã cedo, Colucci fez o seu treino, e tivemos a chance de acompanhá-lo no aquecimento. No final da manhã, deu-se o início propriamente dito da clínica. Uma excelente palestra contando a história de nosso maior triatleta em atividade desde seu início nos esportes. Uma espécie de biografia esportiva. Nesta palesta, percebi Colucci ainda um tanto formal. Porém, tratava-se de um primeiro contato mais aproximado com os participantes da clínica. O ponto alto desta palestra foi o fato dele ter escolhido três provas que o marcaram, e nos ter contado os detalhes das mesmas.



Colucci palestrando


Ainda na sexta, no final da tarde, aconteceu outra palestra. Desta vez tratando de conceitos do triathlon, treinamentos das três modalidades, comportamento psicológico, etc. Esta palestra foi um verdadeiro espetáculo. Colucci, neste momento já transformado em Reinaldo, bem mais à vontade e interagindo 100% com a galera, foi minudente. Iniciou com possíveis "segredos". E enfatizou: estes tais segredos NÃO EXISTEM! É treinamento sério e vontade de vencer. Passou por cada modalidade informando treinos chaves para uma boa performance, inclusive tratando de biomecânica. Também comentou nutrição, dizendo até mesmo o que ele usa de suplementação. A palestra foi tão boa que, quando olhei para o relógio pela primeira vez, já passava das oito horas da noite. E nosso papo estendeu-se até 21h.

No sábado, pela manhã, atividades práticas de corrida. Um aquecimento seguido de educativos bem interessantes e, empós, tiros. Tudo isto com a informação adequada, apontado o intuito do treino. Ou seja, faça assim, para obter resultado assim. Tudo muito bem explicadinho! Vale lembrar que os treinos eram acompanhados e orientados pelo Técnico Eduardo Braz, o qual acompanhava Reinaldo.

Na tarde do sábado, fomos à piscina. E as dicas da natação não deixaram a desejar. Cada educativo casca grossa que me fez suar só de ver do lado de fora da piscina. Tivemos até orientações de treino de esteira. Show!! Uma das coisas que mais me chamou atenção, foram as informações de quantas vezes o Reinaldo costuma fazer cada coisa durante a semana. Assim, tínhamos uma clara ideia de como se desenrola o treinamento de um profissional.



Colucci e Kal Aragão




Turma que aproveitou
os ensinamentos da natação

Por fim, no domingo, fomos à CE-040 para um treino de ciclismo. Reinaldo nos mostrou treinos de Big Gear e Race Cadence, informando como se deve executá-los e para que servem. Após, fizemos cinco tiros de 5min com intervalo de 1min girando. Reinaldo puxando o pelote que, animado, suava para o acompanhar. Vale dizer que, durante o treino, o técnico Eduardo Braz deu inúmeras dicas de ciclismo. Concomitantemente, os participantes revezavam ao lado de Reinaldo, sugando-lhe as mais dversas dicas e informações.



Ao terminar o treino, Reinaldo reuniu a galera e agradeceu bastante a iniciativa. Disse que adorou a experiencia e que está aberto para novas oportunidade. Alguns participantes manifestaram-se sobre a clínica, em geral agradecendo a Reinaldo e Eduardo. E a sessão tietagem começou: fotos!



Quando achei que não veria mais nada, soube que Reinaldo faria, ainda, 5 tiros de 1km. É óbvio que eu não perderia isso por nada neste mundo! Foi insano! Vê-lo correr no estacionamento do Iguatemi e cercanias do Parque do Cocó foi um espetáculo à parte! Policiais e pedestres que viam aquela figura longilínea, quase voando, com pés que mal pareciam tocar o chão, calcanhares erguidos, numa postura que não se alterava nem mesmo no último tiro, ficavam boquiabertos. Porém, o sofrimento/esforço estava estampado no rosto, e lamentei não estar com celular em mãos para registrar o momento. Vi que alguém gravou, e tentarei conseguir este vídeo para compartlhar com vocês!! Foi de arrepiar!

Foi realmente ímpar! Ter, aqui, treinando ao nosso lado, o maior expoente do triathlon nacional em atividade, podendo vir a ser, em futuro bem breve, o maior do Brasil de todos os tempos, foi algo que ficará para a história.

Agora, a empolgação com os treinos foi à mil, e a torcida por Reinaldo Colucci também. Londres vem aí, e o cara está totalmente focado. Força, Colucci!!!

Quem quiser saber um pouco mais, clique aqui!!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnatreinos

 
Jurerê Interncional - Minutos antes da largada Ironman 2011

 E chegamos a quarta-feira de cinzas. Mas, no meu caso, as únicas cinzas que vejo são de muitas calorias queimadas nestes cinco dias de carnaval. E não foi pulando, não!! Foi à custa de muito esforço: treinos!!

Segundo o Wikipédia, "a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte."

 Assim, tendo em vista o sentido atribuído à quarta-feira de cinzas, aproveitemos e convertamos nosso modo de vida. Você que, neste carnaval, tomou mais litros de cerveja do que os litros de água existentes no Oceano Atlântico; você que deixou o próprio fígado pedindo arrego; você que celebrou a diversão em tempos que não se faz outra coisa; você que cultiva o sedentarismo e os demais fatores de risco para doenças cardíacas e afins; deveria aproveitar o momento e mudar. Mas aproveite o impulso. Não deixe a oportunidade passar. Converta-se! Saia de casa e faça exercício, nem que seja uma boa caminhada. Force-se a conhecer um mundo novo. Ou melhor, o mesmo mundo em que você vive sob nova perspectiva. Viva a vida, prolongando-a! E não fazendo inúmeras coisas que só diminuem seus dias.

Quer uma dica? Comece frequentando lugares onde o estilo de vida saudável é a tônica. Observe as pessoas, seus semblantes, sua alegria, etc. Troque ideias. E, mesmo que se sinta, no primeiro momento, um peixe fora d'água, insista um pouco. Nenhuma mudança é fácil! Mas tenha em mente que ela é estritamente necessária. Vai! Dou a maior força!

Meu carnaval

Com muito medo de pedalar na CE-040 no sábado, tendo em vista ser a via que liga Fortaleza às praias do Litoral Leste (principais redutos de grandes festas de carnaval), decidimos mudar o treino de ciclismo para corrida. E foram 12km corridos com os amigos Pedro e Walter. A chuva nos brindou, dando as boas-vindas do carnaval.

No domingo, 18km nos esperava. Eu e Pedro, firmes, rumo ao meu primeiro longão desde o Ironman Brasil 2011. Saímos do estacionamento do Iguatemi e fomos até o Alphaville Eusébio. Um céu nublado também facilitou nossa vida, apesar do sol ter aparecido ao final.

Na segunda, mais corrida. 7,5km na Beira-Mar de Fortaleza, com uma esticada nos últimos 2km, a qual me fez lembrar um passado recente. A emoção da volocidade é indescritível.

Na terça, informados que muitos haviam pedalado no carnaval e davam notícias de calmaria na CE-040, resolvemos fazer o treino de ciclismo. Era uma transição: ciclismo + corrida. Foram 71km de ciclismo, com alguns tiros longos, seguidos de 5km de corrida. Espetacular! Terminar um treino duro, sentido-se bem, é bom demais!!

E nesta quarta-feira de cinzas, 10,5km de corrida na Beira-Mar, recheados com 9 tiros de duração e intensidades variadas. Ao final, fomos agraciados com um banho de mar, o qual estava transparente e calmo, tal qual uma piscina natural caribenha. Impressionante! Com água à altura do pescoço, via-se com nitidez cristalina os próprios pés. Foi um grand finale para uma feriadão espetacular.

E vamos firmes e fortes rumo ao Campeonato Brasileiro de Longa Distância, a ser realizado no dia 17 de março, na Lagoa do Banana, Cumbuco, Caucaia-CE.

Um aperitivo

E para aqueles que farão o Ironman Brasil 2012, aí vai um aperitivo. Trata-se de uma sequência de vídeos particulares feitos no Ironman Brasil 2011. São da largada! Sintam a vibração. Duvido não se arrepíar após o som da buzina que anuncia a largada. E reparem no "formigueiro" de gente no mar e no sol nascendo.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval x Rock



Tendo em vista a maioria das pessoas que realmente gostam de brincar o carnaval optar por viajar na sexta-feira, antecipo esta postagem. O texto não é meu, mas achei interessantíssimo e resolvi compartilhar. Ao final, dou o devido crédito ao autor.

Bom Carnaval, ou feriadão, a todos!

"Toda vez que o carnaval se aproxima, eu me recordo de um professor mal humorado que tive na faculdade, que detesta a festa mais popular do Brasil. Certa vez ele disse na sala de aula: “Eu odeio carnaval! Enquanto não acabarem com isso o Brasil não vai pra frente... Alguém aí já ouviu falar de Motörhead? Um bando de cabeludos, feios e barulhentos? Tinha que colocar eles pra tocar no trio elétrico de Salvador e dar um fim nisso...”. Imagine a cena: Lemmy e cia. em cima de um trio, no calor de Salvador, estourando os falantes com “Iron Fist”?

E que tal irmos mais adiante nessa viagem, imaginando um “universo paralelo” onde o trio elétrico ao invés de ter sido criado por Dodô e Osmar tivesse como pais Chuck Berry e Elvis Presley, e a música baiana fosse ouvida por uma minoria de cabeludos com camisetas pretas do Olodum, Timbalada, Banda Eva e garotas com shortinhos deixando a bunda de fora?
Você já se imaginou debatendo num fórum de um site chamado “Pombo Correio” (ao invés do Whiplash) qual o maior hino que Carlinhos Brown já concebeu? “Bebeu Água? Tá com sede?” ou “Vai buscar Dalila ligeiro...”? Isso sem falar que haveriam muitos pais e mães que proibiriam seus filhos de ouvir os discos daquele maluco baiano, porque acreditariam que ele tem pacto com o demônio.

Como seria um debate pra escolher a maior vocalista do mundo? Ivete e Claudinha Leite dividiriam os votos dos internautas, mas com certeza haveria os “puristas”, que prefeririam as vozes clássicas de Daniela Mercury ou Margareth Menezes.

E a tour do G3? Quem dividiria o palco? Robertinho do Recife, Pepeu Gomes e Durval Lelis, do Asa de Águia, divulgando seu álbum solo? Isso sem falar que haveriam bandas e mais bandas dos mais variados estilos, como samba progressivo, frevo melódico, speed axé...

Já do outro lado da moeda, o Fantástico promoveria aos domingos um grande concurso de “Hinos do Metal”, ao invés do Concurso de marchinhas. As escolas do Rio de Janeiro e São Paulo exibiriam em sua sessão rítmica uma pá de guitarristas virtuosos acompanhados de orquestras sinfônicas, onde os jurados votariam qual foi melhor no quesito “virtuosismo e variedade de escalas”. Dá até pra imaginar Joe Satriani comentando ao lado do Cléber Machado: “a escola tal tem uma boa harmonia, mas abusou muito das pentatônicas, e isso pode custar alguns pontinhos na apuração de quarta-feira”.

Na TV, assistiríamos a um seriado chamado “Heavy Metal Thunder” ao invés de “Ó Paí Ó”, onde o cenário deixaria de ser o Pelourinho e a ação se passaria em uma Birmingham industrial na Inglaterra, cujo personagem principal seria um jovem dislexo de apelido Ozzy contando suas aventuras ao tentar montar uma banda.

Ah sim, é claro, os trios elétricos mais disputados de Salvador seriam os do Motörhead, do Slayer e do Sepultura. Ao invés do abadá, a multidão teria que trajar uma jaqueta preta de couro e coturnos. Ao invés de pulserinha vip, um spike cheio de tachinhas no punho. E ao invés de assistirmos ao tradicional desfile de fantasias de plumas e paetês nos canais de TV de menos audiência, teríamos um concurso de “Corpse Paintings”, cujos comentaristas seriam Alice Cooper, Paul Stanley e Gene Simmons.

E se o mundo fosse assim? Um lugar onde fosse normal um homem usar cabelo comprido sem ser discriminado, onde você pudesse fazer quantas tatuagens você bem entendesse, mas ao mesmo tempo seria um horror ligar a TV e dar de cara com um bando de malandros “cantando” para mulheres seminuas sambarem? Um lugar onde estivesse tudo bem se as crianças ouvissem e cantassem “The Number Of The Beast” ao invés de usar trajes minúsculos e aprendessem coreografias sentadas na boquinha da garrafa ou, Deus nos livre, o tal do Créu?

Quem sabe assim seríamos vistos com outros olhos quando alguém entrasse no nosso carro pra pegar uma carona e estivesse rolando “Holy Wars” no som, ao invés do previsível “Você ouve ISSO?”. Quem sabe tal reação não se inverteria, e ao ouvirmos alguém cantarolando “Dança da Manivela” pudéssemos ficar indignados e ter o apoio da maioria...

Mas também poderia ser pior... Quem sabe nós rockeiros é que faríamos parte da minoria neste universo paralelo e estaríamos aí aguardando ansiosos pela turnê de reunião da banda Cheiro de Amor, enquanto o restante da população nos indagaria com os dedos indicadores em riste: “Você teve coragem de pagar 300 reais pra ir ver um show desses?”.

P.S.: brincadeiras à parte, quem gosta de carnaval que não de curtir a festa, sem preconceitos... eu, particularmente, prefiro continuar quietinho aqui em casa, ouvindo Pink Floyd, descansando a cabeça e relaxando nestes quatro dias de feriadão..."

O texto é de DOCTOR ROBERT, colaborador do site http://whiplash.net/. Outros textos do mesmo autor estão ao alcance de todos no seguinte endereço:
http://whiplash.net/autores/doctorrobert.html.

Valeu, galera!! E não esqueçam: neste carnaval, muito juízo.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ciclistas - Ciclovia - Autoridades - Legislação



Programa da TV União que transmitiu excelente debate em 15.02.2012


Ontem, ao assistir o excelente programa A Verdade, veiculado pela TV União e conduzido pelo jornalista e corredor Hamilton Nogueira, fiquei pasmo ao ver o pocisionamento da autoridade responsável pela Companhia de Policiamento Rodoviário - CPRV sobre os ciclistas na rodovia CE-040.

Antes, temos que nos localizar no debate. O programa visava discutir a cidadania e o trânsito, abordando, também, a problemática dos ciclistas que utilizam a Av. Washington Soares e a CE-040 frente os inúmeros acidentes que vem ocorrendo naquela região, envolvendo ciclistas e condutores de veículos automotor (geralmente embriagados).

Pois bem! Ocorre que o Coronel Studart, a autoridade mencionada acima, inobstante sua boa vontade em solucionar o problema, afirmou que, se o condutor embriagado está errado, o ciclista que trafega fora da ciclovia também o está. E foi exatamente ao ouvir esta afirmação que pasmei.

NÃO É BEM ASSIM!

Vamos por partes! O Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, em seu art. 58, assim versa:

  • "Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

É com base no dispositivo legal acima que o Cel. Studart ampara sua afirmativa. À primeira vista, numa análise superficial, parece estar correto. Afinal, o artigo fala que a circulação nos bordos da pista de rolamento só pode ocorrer com a seguinte condicionante: quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes.

Mas, como já disse acima, NÃO É BEM ASSIM! O Cel. Studart está PARCIALMENTE correto.

Neste caso ora analisado, há de se perceber que há ciclistas e ciclistas. Parece-me óbvio que o CTB fez menção ao ciclista comum, ou seja, aquele que utiliza sua bicicleta apenas para se locomover. A interpretação do art. 58, feita pelo Coronel Studart, é perfeita para este tipo de ciclista. Há a ciclovia? Há. Então este ciclista não pode trafegar no bordo da pista de rolamento da Av. Washington Soares e na CE-040. Perfeito!!

No entanto, o ciclista esportivo não é um ciclista comum. Trafegamos a velocidades relativamente altas para uma bicicleta. Velocidade esta que pode chegar a mais de 60km/h. Muitas vezes, treinos são realizados com médias de 40km/h. E é aqui que salta a pergunta: Como podemos, praticando o ciclismo esportivo, trafegar na ciclovia da av. Washington Soares e CE-040? E eu mesmo respondo: IMPOSSÍVEL!!! Ressalte-se que o pára-choques do ciclista é sua própria testa!!

A lei não consegue esgotar todas as situações da vida. Ou seja, não há como o legislador abarcar todas as possibilidades no texto legal. Sempre aconterão fatos que não estarão literalmente previstos na legislação. Mas, nem por isso, deixarão de estar amparados pelo ordenamento jurídico. Para resolver tais problemas lança-se mão das técnicas de interpretação da lei. A hermenêutica jurídica é a técnica específica que visa a compreender a aplicabilidade de um texto legal.

E é aqui que a Administração Pública, no nosso caso específico, a autoridade de trânsito responsável pela Av. Washington Soares e CE-040, a saber, a CPRV, deve, SEMPRE MOVIDA PELO INTERESSE PÚBLICO, interpretar a legislação da melhor forma, compatibilizando interesses.

Parece-me que, diante do art. 58 do CTB, há de se usar interpretação teleológica. Segundo a Teoria Geral do Direito, é a técnica que objetiva adaptar a finalidade da norma às novas exigências sociais. Tal técnica busca no preceito normativo a sua finalidade, para então determinar o seu sentido. Para tanto, do topo de tal ordenamento, munido do conhecimento dos fins para os quais foram elaborados, deverá atentar para todo o panorama social hodierno visando adaptar o seu sentido.

Assim, vê-se, POR ÓBVIO, que o ciclista atleta não pode usar a ciclovia na forma em que hoje ela existe, a saber, cheia de obstáculos e interrupções. E então? Eu, ciclista atleta, ao usar o bordo da pista de rolamento estarei errado, comentendo uma infração administrativa? Caso a resposta seja positiva, como pretende o Cel. Studart, eu ficarei tolhido de praticar meu treinamento. Entretanto, o próprio art. 58 do CTB, ao mencionar as condicionantes para uso do bordo da pista de rolamento, diz: "(...) quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes (...)".

Ora, é claro que, para o ciclista atleta, NÃO É POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DA CICLOVIA existente hoje na Av. Washington Soares e CE-040. Assim, consequentemente, abre-se a possibilidade de trafegar no bordo da pista de rolamento. TUDO PERFEITAMENTE EM CONSONÂNCIA COM O ORDENAMENTO JURÍDICO.

Destarte, NÃO... não estão comentendo infração administrativa os ciclistas atletas, EM TREINAMENTO (é bom que seja reforçado), que estejam trafegando no bordo da pista de rolamento da CE-040.

É, na minha humilde visão, a melhor e mais justa interpretação da norma.

Não podemos fazer uma interpretação que restrinja o direito de um grupo, no caso, os ciclistas. Nós só queremos segurança, frente as barbaridades que motoristas alccolizados vem praticando diuturnamente. Não se pretende ser melhor ou pior do que os outros interesses. Só pretendemos receber o que nos é de direito. Queremos praticar nossos treinos com a segurança que se espera do Estado. É sabido de todo o problema social e cultural vivenciado. Mas é exatamente neste contexto que o Estado, na sua posição de mais forte, e em nome do interesse público, deve agir.

Eis o meu pensamento, salvo melhor juízo!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Força na PAT e Santos Dumont



Ciclismo Ironman Brasil 2011
A esforço feito hoje é o resultado alcançado amanhã!
(clique na foto para ampliar)

E continuam os treinos de força. O treino de ciclismo desta terça-feira, 14.02.2012, foi de transferir o coração para as coxas. Três séries de subidas na Av. Santos Dumont fizeram com que ouvíssemos gritos tais como:

- EU QUERO MORRER!

Pois é!!! Sofrimento muito!

Mas como diz meu amigo Pedro Vasconcelos, "treino ruim é treino bom"!

Hoje tivemos a honra da compainha de Hermeto Aguiar, atleta da Diogo Porto Team, e gente finíssima. Hermeto dividiu conosco 1:45h de suor. Valeu!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

I Etapa Triathlon Sprint - A PROVA


Eu (direita) e meu amigo Alberto Capitão na saída da natação.

Como exaustivamente anunciado neste blog, neste último sábado aconteceu a I Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Sprint. A prova, realizada no Marina Park Hotel, contou com mais de 300 participantes. Foi uma festa!!

A Prova

O mar não estava nada amigável. Estamos em fevereiro e a ressaca do mar foi muito forte neste ano. A maior maré do ano aconteceu poucos dias antes da data da prova. A largada atrasou um pouco, o que só piorou a condição do mar, pois, como a maré estava secando, as ondas estavam "crescendo" muito. E o pior: a arrebentação estava tão próxima à praia que as ondas quebravam na areia. Assim, a grande dificuldade da natação estaria na entrada e saída do mar. Não havia corrente significativa, e muitas nuvens anunciavam que o sol daria uma pequena trégua para os atletas.

A largada se daria em "ondas", ou seja, de acordo com a faixa etária. Com algum atraso, largou o pessoal de 50 a 64 anos. Após eles, todas as mulheres largaram. Em seguida, as categorias compreendidas entre 35 a 49 anos de idade. E aí eu larguei.

Não foi, nem de longe, uma boa natação. Mas também não foi ruim, tendo em vista que estou treinando natação há apenas duas semanas. Foram mais de seis meses afastado das piscinas e do mar. O fato é que, até a primeira boia, o sofrimento para encaixar a respiração foi enorme.

Natação terminada, ânimo renovado para o ciclismo. Fiz uma boa transição, e tratei de por força no pedal. Afinal, durante o segundo semestre do ano passado, a única das modalidades que treinei 100% foi o ciclismo. Entrei na Av. Leste Oeste sem ver nenhum pelotão para ajudar no pedal. Mas fui em frente. Já na metade da etapa do ciclismo, um pelotão com alguns integrantes da Zonaalvo alcançou-me. Eram, salvo engano, Eugênio, Marcelo Freire, Pedro Guimarães, e alguns garotos do Núcleo. Foi quando consegui ir mais rápido em função da ajuda do pelote. O revezamento foi essencial.

Ciclismo concluído, hora da corrida. Esta, que outrora fora "a minha praia", seria uma incógnita. Tratava-se de um sprint triathlon, e, definitivamente, não sou um atleta de explosão. Dou-me muito melhor no endurance. Só encaixo um bom ritmo com algum tempo. Assim, a primeira das duas voltas foi um suplício. Praticamente arrastando-me nas subidas da Av. Leste Oeste. Entretanto, ao abrir a segunda volta, novo ânimo nas pernas e o ritmo subiu bastante. Senti mais confiança e fui. Não sei o pace que corria, pois meu garmin deixou-me na mão há alguns dias, quebrando de vez.

O fato é que concluí a I Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon feliz da vida. Foi o melhor que eu podia fazer para aquele dia, face as condições de treino em que me encontrava.

O melhor de tudo

Estava eu numa prova de triathlon após longos 8 meses e alguns dias. Desde o Ironman Brasil 2011 que não participava de uma prova de triathlon. Foi uma bênção. Obrigado, Meu Deus!!!!

Coisas que eu vi

Resolvi mencionar aqui algumas cenas que presenciei, ainda que à distância, na prova de sábado passado. São fatos que merecem destaque. Vamos pela ordem em que aconteceram:

1) O número de participantes e o clima de festa;

2) Na largada das mulheres, Rafael Leitão, responsável pela Zonaalvo, ajudando sua aluna Flávia Parente, ainda uma neófita no triathlon, a entrar naquele revolto mar, furando a arrebentação e encorajando sua aluna;

3)Após a largada das categorias de 50 a 64 anos, e das mulheres, a saída de Sammia da água foi emocionante. Ela largou após as categorias de 50 a 64 anos e ainda ultrapassou a todos, saindo do mar com uma distância impressionante para os demais. A praia, ainda lotada com o pessoal das outras categorias, foi tomada por frenética ovação. Nada forçado! A espontaneidade das palmas era notória, principalmente por serem muito merecidas. Foi de arrepiar! E ela saiu com postura/classe de campeã, como de fato o foi;

4) Thiago Mohana, um dos responsáveis pela Triativo Assessoria, com uma boia salva-vidas amarrada à cintura, pronto para entrar no mar e acompanhar os estreantes de sua equipe;

5) No ciclismo, ao ser alcançado pelo pelote que mencionei acima, ser incentivado e ajudado por Pedro Guimarães, a quem ora agradeço;

6) A impressionante imagem de Daniel Parente (Zonaalvo) sentado à beira da calçada, com inúmeros arranhões, desolado, após queda no ciclismo. Ao seu lado, um garoto do Núcleo, também vítima do mesmo acidente, aos prantos;

7) O gigante Ricardo Veras dando mais um show em impressionante performance, principalmente na corrida, onde parecia sequer tocar o chão;

8) Delano Belchior demonstrando evolução significativa;

9) Bruno Bazzan correndo com postura firme, rápido, demonstrando muita segurança nas passadas;

10) E, por fim, André Veras ultrapassar-me faltando menos de 10 metros para a chegada. AAAhhhhh covarde! kkkkkk....

Considerações finais

Soube, hoje, dois dias após a prova, que Daniel Parente não sofreu nada muito grave, não necessitando de intervenção cirúrgica em sua clavícula. Menos mal!!! Que sua recuperação seja rápida.

Obviamente, outros destaques ocorreram naquele dia. Entretanto, estes foram os que eu vi. E prefiro ficar somente nos positivos (apesar de ter mencionado o acidente no ciclismo). É... isto mesmo! Também houveram destaques negativos. Falta de esportividade, de companheirismo. Mas tais fatos lamentáveis não merecem ser replicados ou divulgados. Que se percam no esquecimento! Torço, ainda, para que estas atitudes também sejam abandonadas pelos seus praticantes, para que o sentimento que as provocam não continue corroendo as pobres almas sofredoras.

Que venha o Brasileiro de Longa Distância!!! Enquanto isso, vamos aos treinos.

Resultado do Sprint Triathlon disponível no site da FETRIECE: clique aqui!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entrega de Kits - Triathlon Sprint - 11.02.2012


Kit do último Brasileiro de Longa Distância (Março de 2011)

Acabo de receber o seguinte email da FETRIECE:

"Acontece hoje a partir das 16:00hs no Marina Park Hotel a Entrega de Kits da I Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon e Duathlon Terrestre. Nenhum kit será entregue no dia da prova.
 
Logo em seguida será realizado o Congresso Técnico, onde os atletas receberão todas as instruções sobre as regras e regulamentos da prova. Clique para ver o REGULAMENTO. Somente o Atleta Federado e que assinar a lista de presença poderá ter direito ao recurso, pedindo ainda que os triatletas leiam com muita atenção o Regulamento.
 
A prova acontece amanhã, dia 11.02 e terá a primeira largada no Marina Park Hotel, para os mais de 300 atletas inscritos, às 06:55 da manhã. 
 
No Sprint Triathlon as distâncias serão de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. No Sprint Triathlon Intermediário (prova festiva) as distâncias serão de 400m de natação, 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida. No Duathlon Terrestre será 2,5 km de corrida, 20 km de ciclismo e 2,5 de corrida. No Duathlon Aquático (prova festiva) as distâncias serão de 750 m de natação e 5 km de corrida. Todas as modalidades acima de 14 anos." (Fonte: http://www.triathlonceara.blogspot.com/)

 É isso aí, galera! Chegou o dia.

E para quem ainda não é praticante do triathlon, convido-o a se fazer presente ao Marina Park Hotel amanhã, sábado, pela manhã cedo, para assistir a uma prova curta de triathlon. Vale a paena. Aparece lá!

Tempo de Correr - Wesley Matos no Mundialito de Fest Triathlon. Aproxima-se o momento

Tempo de Correr - Wesley Matos no Mundialito de Fest Triathlon. Aproxima-se o momento

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Treino Ciclismo - Ciclovia e Capotagem


Não é a nossa ciclovia, mas, quanto aos obstáculos,
é bem parecida!

A coisa não anda mesmo boa para o ciclista aqui em terras cearenses. Como sabido por todos, e já anunciado aqui neste blog, os inúmeros incidentes ocorridos nos últimos meses na CE-040 acarretaram em mobilização organizada pelos ciclistas, triatletas e amantes dos esportes em geral. A mobilização recebeu o nome de EU PEDALO DA CE, e acontecerá no próximo domingo, dia 12 de fevereiro de 2012. O intuito é alertar aos motoristas, pedestres, autoridades, etc., da importância da cultura do respeito no trânsito.



O ciclista não é um cara atrapalhando o tráfego. O ciclista é um esportista praticando seu hobby ou sua profissão; é um trabalhador rumando para sua labuta; é alguém apenas procurando um momento de descontração; etc. Quando estivérmos ao volante de um carro, temos que lembrar disso!

E os perigos não vem somente dos carros. Para quem pedala na CE-040, a volta, após o treino, é um momento realmente estressante. A CE-040 transforma-se na Av. Washington Soares, a qual recebe milhares de carros, sempre ficando engarrafada pelas manhãs. Neste momento, o treino já está finalizado, e estamos tão-somente retornando para casa com a atenção redobrada, em meio a tantos carros. E o que é de pasmar: dentro dos carros, gente nervosa já às 7h da manhã.

Entretanto, recentemente, a ciclovia que ocupa o canteiro central da mencionada avenida foi asfaltada. O piso anterior era de concreto, cheio de emendas, impossibilitando biciletas speed e contra-relógio de trafegar por lá. Diante da iniciativa da administração pública, os ciclistas logo imaginaram que estaria resolvido aquele momento cruel de retorno pós-treino em meio aos carros. Ledo engano!

Na verdade, trocou-se um estresse por outro. A ciclovia é recheada de obstáculos. São gelos baianos bem ao meio, tampas de galerias de escoamento de água, grades, postes aos montes, etc. E estes postes não são os de energia. São postes de metal que nem mesmo foram fincados ao canto da ciclovia. Impressionante!

E para não parecer que esta postagem é apenas um exercício da mania que todo cidadão tem de reclamar do Poder Público, conto-lhes o que ocorreu no treino de hoje, 07.02.2012.

Treino finalizado, pegamos a ciclovia. Ao passarmos o Shopping Via Sul, quase em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, havia um pedestre praticando sua caminhada no mesmo sentido em que íamos. Ao chegarmos no pedestre, não conseguimos ultrapassá-lo em função de diversos gelos baianos existentes no centro da ciclovia. O ciclista da dianteira foi, portanto, obrigado a frear. E assim os demais também foram fazendo e amontoando-se, em virtude da impossibilidade de ir para os lados. Foi quando uma das bicilestas não conseguiu parar e jogou o ciclista para a frente, capotando. Eu estava logo atrás e vi tudo. Já tranquilizo os leitores dizendo que não houve nada de grave com o ciclista que foi ao chão, mas a capotagem foi cinematográfica. Detalhe: não íamos rápido! A geometria da contra-relógia favorece que o peso vá para frente. E, levantar do selim ao frear é pedir para ser catapultado.

Resultado: joelho ralado e ombro doído. Dos males, o menor!

Mas nada teria acontecido se o tal gelo baiano não estivesse lá, onde antigamente existia um retorno para carros na avenida. A Administração Pública faz suas reformas, na tentativa de melhorar, mas o faz pela metade. Já que fechou o retorno, porque então não retirou os gelos baianos? Já que asfaltou a ciclovia, recentemente, porque não aproveitou e retirou os obstáculos? Não consigo encontrar respostas plausíveis para estas questões!!

TEMOS MESMO QUE NOS MOBILIZAR! SÓ ASSIM AS AUTORIDADES IRÃO NOS ENXERGAR!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RESULTADO Cearenses - Internacional de Santos



Conforme anunciado anteriormente neste blog, ontem, domingo, 05.02.2012, foi realizado o Triathlon Internacional de Santos. Alguns amigos cearenses partiram para a cidade do litoral paulista no intuito de realizar mais uma prova de triathlon olímpico (distâncias: 1.500m de natação; 40km de ciclismo; 10km de corrida).

Passada a prova, é hora de informarmos os resultados dos cearenses. Vide tabela abaixo:

Atleta
Natação
Ciclismo
Corrida
Total
Equipe
Marquinhos (PRO)
00:19:41
00:59:01
00:32:37
01:51:20
Zonaalvo
Nestor Teixeira
00:23:34
01:02:30
00:43:35
02:09:40
Zonaalvo
Rommel Reno
00:23:00
01:03:03
00:44:12
02:10:17
Zonaalvo
Nilo Chaves Maia
00:28:10
01:05:54
00:47:12
02:21:17
Zonaalvo
Tarcísio Leitão
00:28:10
01:09:58
00:46:00
02:24:09
Zonaalvo
Marcelo Cristino
00:23:38
01:08:52
00:51:42
02:24:13
Santiago
Max Quezado
00:31:13
01:07:26
00:46:48
02:25:29
Red Team
Rinaldo Brito
00:28:14
01:11:06
00:49:47
02:29:08
Zonaalvo
Marcelo Rangel
00:29:05
01:09:26
00:50:49
02:29:21
Zonaalvo
Dilson Filho
00:28:37
01:09:47
00:56:25
02:34:50
Zonaalvo
Carlinho Fiapo
00:25:42
01:12:54
01:02:20
02:40:56
Zonaalvo
João Fiuza
00:29:59
01:25:40
01:10:19
03:05:59
Zonaalvo
Nelson Porto
00:39:43
01:31:07
01:04:07
03:14:57
Zonaalvo



Vê-se, pelos resultados, que o nível do triatleta cearense continua numa excelente crescente. Os caras detonaram!

Além dos dois melhores resultados, Nestor e Rommel, os quais, de certa forma, já eram esperados, há de se destacar a conquista de Max Quezado. A evolução de Max é notória. Imagino sua felicidade ao sair da água.

Parabéns à todos. Parabéns Max!!