Ironman Brasil 2011

Ironman Brasil 2011

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

14 years ago



Há 14 anos, numa manhã de sábado, precisamente às 07:42h de um ensolarado 21 de novembro, minha vida mudou. E mudou para sempre. E mudou para muuuuuito melhor.

Numa maternidade que parecia ter sido reservada somente para sua chegada, visto que nenhum bebê nasceu naquele dia, além dele. Anunciava-se, pois, uma grande chegada. O mundo recebia alguém especial. Um ser humano puro, e não por ser um bebê, mas puro ao longo de todos estes anos. Enfim, alguém realmente bom.

Naquele dia, ele chegou e me apresentou uma realidade mais ampla. Algo desconhecido para mim. Sentimentos mudaram de perspectiva; minha ótica do mundo já não era mesma. Ou seja, já chegou ensinando. E ensina até hoje. Aprendo muito com sua paz; com sua calma infinita; com sua paciência de fazer inveja a Jó. Aprendo com sua vontade de ser justo e fazer o bem. Aliás, corrijo-me! Ele não tem esta vontade. Não tem mesmo! A justiça e o bem são essência de sua personalidade. E assim, por ser de essência, não carecem de vontade para serem demonstradas. Ele simplesmente assim faz por ser dele; por ser ele.

Ele é especial! E não é porque aqui se vê um pai coruja falando. É fato! Ele é demasiado inteligente. É um excelente irmão. É um filho espetacular. É um neto extraordinário. Tudo isto do seu jeito - calado, tímido, um pouco introspectivo -, mas é.



Sobre ele, eu poderia discorrer tomos e mais tomos, e nem todo o papel deste mundo seria suficiente para esgotar as palavras que traduziriam suas qualidades. Entretanto, este não é o intuito desta postagem. Não estou aqui para fazer uma Ode ao meu primogênito. Estou aqui para expressar a importância que ele tem em minha vida. Expressar o quanto me sinto realizado em vê-lo crescer e aprender coisas boas. Expressar o quanto me sinto realizado em vê-lo identificar e evitar coisas ruins. Expressar o incomensurável prazer que sinto ao vê-lo realizar os sonhos que tinha para mim e que nunca consegui por em prática, como, por exemplo, tocar guitarra e violão.



Ou seja, estou aqui simplesmente para dizer: Leozão, eu te amo! Feliz aniversário!!


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Olímpico do Cabra



E é chegada a semana em que será realizado o Cabra da Peste. Para quem não sabe, trata-se de uma prova de triathlon de longa distância. O Cabra da Peste, nas edições anteriores, era realizado nas distância de Ironmnan (3,8km de natação + 180km de ciclismo + 42km de corrida), e de Meio Ironman (1,9km de natação + 90km de ciclismo + 21km de corrida). Entretanto, para este ano de 2012, a organizadora, a saber, a FETRIECE - Federação de Triathlon do Ceará, optou por realizar somente a distância de Meio Ironman. Porém, incluiu a distância de triathlon olímpico (1,5km de natação + 40km de ciclismo + 10km de corrida).

A prova será realizada neste sábado vindouro, 24 de novembro de 2012, na praia do Cumbuco, no município Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.

Estou inscrito para o Triathlon Olimpico. E estou muito feliz por isso. Minha intenção inicial era participar do Cabra da Peste na distância de Meio Ironman, mas isto não foi possível. Depois do nascimento do meu filhote, não sabia ao certo quando voltaria a treinar, chegando até mesmo a pensar que o semestre estaria perdido (para o triathlon). Ocorre que voltei, mas não a tempo de conseguir cumprir a periodização necessária para uma prova com distâncias de Meio Ironman. Assim, optei por me inscrever no Olímpico.

Não tenho assim tantas expectativas para esta prova, mas até que consegui treinar bem nestas últimas 3 (três) semanas. A natação, como sempre, preocupa, pois é a modalidade que ainda não consigo encaixar a quantidade suficiente de treinos semanais.

Mas isto tudo não importa. Estou voltando a participar de uma prova de triathlon desde abril deste ano de 2012, quando aconteceu a I Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico. Isto sim é o que interessa. Será minha única prova do semestre, apenas a terceira do ano. Um ano que só fiz uma prova longa (Campeonato Brasileiro de Longa Distância); mas um ano atípico e especial.

Quem sabe não tenha sido bom e necessário. Afinal, o Ironman Brasil 2013 vem aí!!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Camel Cycling



E os treinos caminham numa sequência incrivelmente boa. QUE MARAVILHA! E quando fazemos muitos treinos, inevitavelmente surgem novas histórias. Sejam boas ou ruins, engraçadas ou tediosas, - não importa - sempre surgem.

Hoje estava previsto um treino de ciclismo de 40 km com alguns tiros. Ótimo! Animado, organizei o material do treino na noite anterior, como é de praxe. Assim, pela manhã, fica mais fácil e você consegue alguns minuitos a mais de sono.

Entretanto, nem sempre conseguimos unir toda a tralha na hora da saída. No treino de hoje, acabei por esquecer a caramanhola. Resultado: treino no estilo camelo. SEM ÁGUA! Pensei que eram apenas 40km, e que não seria nada assim tão sofrível. E fui.

O treino transcorria sem problemas, quando chega a hora do gel de carboidrato. Aí a ficha caiu! PQP... sem água! Gel de carboidrato sem água é um verdadeiro selante para a garganta. Mas eu pensei no treino. O treino é forte, de tiros. Ainda que curto, tendo em vista a intensidade, não consumir o gel poderia diminuir muito o rendimento na segunda metade do treino.

Sem pensar mais, mandei o conteúdo do sachê para dentro. E era língua para cá, língua para lá, rezando para salivar mais e ajudar da diluição daquela "cola" que secava na minha boca. Não foi uma sensação boa, mas, com alguns minutos, a coisa foi voltando ao normal.

No fim das contas, consegui fazer o treino todo certinho, sem "quebrar", e sem água. Fiquei pensando que isto só foi possível porque era um treino de ciclismo. Se fosse corrida, acho que não teria qualquer chance de êxito.

Agora, tenho que redobrar a atenção no momento de sair de casa, para nunca mais esquecer a abençoada água.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

30 Anos de Triathlon no Brasil



Para quem não viu, sugiro que se esforce para assistir ao programa sobre os 30 anos de triathlon no Brasil, o qual foi exibido pelo canal Sportv.

Para ajudar a galera, aí vai o link para assistir a íntegra do programa.

30 ANOS DE TRIATHLON NO BRASIL.

Divirtam-se!!! E aprendam um pouco mais sobre este esporte maravilhoso!

Oi.... voltei!

E aí, galera? Pois é, estou de volta. Será que aparecerei por aqui com mais frequência? Sinceramente, não sei! Mas tentarei.

Desde o nascimento do caçula/mais novinho/coisinha, foram apenas 3 postagens. É! Desde 27 de junho, postei apenas três vezes. Foram 4 meses onde a prioridade MÁXIMA era o pequeno. Falo máxima porque ele, assim como seus irmãos, nunca deixarão de ser a prioridade.


Coisinha hoje, aos 4 meses.

Entretanto, o trithlon não ficou de todo encostado. Nos primeiros meses, treinei quando era possível. Providenciei um rolo para a bicicleta, e este salvou-me incontáveis vezes. Já no terceiro mês a coisa começou a ficar mais rotineira. E rotina significa possibilidade maior de treinar. Consegui manter uma regularidade (se é que posso assim dizer) bem melhor. Hoje, já em meados do quarto mês de vida do menorzinho, a rotina e a regularidade já são fato. Treino há duas semanas conseguindo fazer 100% dos treinos. E - detalhe - com empolgação redobrada.

A intenção era fazer o Cabra da Peste, prova com distância de um Meio Ironman, realizado aqui no Ceará. Entretanto, não foi possível voltar a treinar com tempo suficiente para a periodização necessária. Resolvi não arriscar, e inscrevi-me no triathlon olímpico que ser realizado na mesma oportunidade do Cabra da Peste.


Após esta prova, chega a intertemporada, e com ela algumas provinhas de corrida de rua que animam o calendário e os corredores de Fortaleza. Minha queridíssima mulher voltou a treinar, e também recuperou a empolgação de outrora. Ano que vem promete! Mas isto é assunto que renderá inúmeras postagens neste blog.

Já treinando. Sequiosa por uma Maratona!

O Ironman Brasil 2013 vem aí. E, com ele, todo um período de treinos cheios de histórias a serem contadas.